MAESTRIA

Maestria, na história do mundo sempre resistiu a definições, no entanto pode ser reconhecida imediatamente em qualquer lugar do planeta. Pode ser encontrada em muitas variações, no entanto segue certas leis imutáveis.

Ela nos torna mais rápidos, fortes, seguros e felizes, apesar de não ser na verdades, uma meta ou destino, mas sim um processo, uma JORNADA.

Chamamos a esta JORNADA de Maestria, Excelência ou Sucesso e temos a tendência de assumir que ela exige um bilhete, um ticket especial disponível apenas para aqueles nascidos com talentos e habilidades excepcionais.

Mas a Maestria não está reservada apenas àqueles super-talentosos, ou mesmo para aqueles que afortunadamente tiveram um início precoce. Ela está disponível para todos aqueles que desejam entrar e permanecer no caminho – independentemente de idade, sexo, experiência ou crença.

O problema é que temos poucos, se é que, algum mapa para nos orientar na JORNADA, ou até mesmo para nos ajudar a encontrar o caminho.

O mundo moderno pode ser visto como uma prodigiosa conspiração contra a Maestria.

Somos bombardeados constantemente com promessas de ganhos rápidos, imediatos e sucesso instantâneo, expectativas que nos desviam e levam exatamente para a direção errada.

JogoProcure, acima de tudo, por um jogo que valha a pena ser jogado. Este é o conselho do oráculo ao homem moderno.

Uma vez tendo encontrado o jogo certo, jogue-o com intensidade, jogue como se sua vida e sanidade dependessem dele, pois, elas verdadeiramente dependem.

Siga o exemplo dos existencialistas franceses e exponha uma faixa com a palavra”compromisso“. Apesar de nada, significar coisa alguma e todas as estradas sinalizarem “sem saída”, mesmo assim vá adiante como se seus movimentos tivessem algum propósito.

Se a vida não lhe parece oferecer um jogo que valha a pena ser jogado, então inventem um, mas é necessário que fique claro, até para a mais tosca inteligência que qualquer jogo é melhor do que nenhum.

Mas, apesar de ser seguro jogar o Jogo da Maestria, este fato não tem contribuído para tornar o jogo popular. Ainda continua sendo o mais sacrificante e difícil dos jogos e em nossa sociedade há poucos que realmente o jogam.

O homem contemporâneo hipnotizado pelo brilho de seus próprios pertences, tem muito pouco contato com seu mundo interior, um vasto e complexo território sobre o qual o Homem muito pouco sabe.

O objetivo do Jogo é o verdadeiro despertar, o desenvolvimento pleno dos poderes latentes do Homem.

O jogo somente pode ser jogado por pessoas cujas observações sobre si mesmas e outros as levaram a uma certa conclusão, qual seja o estado ordinário de consciência do Homem, seu assim denominado estado desperto, não corresponde a seu mais alto nível de consciência a que é capaz.

Na verdade este estado está tão longe do verdadeiro despertar que poderia ser apropriadamente denominado de uma forma de sonambulismo, uma condição latente.

Uma vez, uma pessoa tendo chegado a esta conclusão, ela não mais se encontra mais capaz de dormir confortavelmente, desenvolve-se nela um novo apetite, uma fome pelo verdadeiro despertar, por uma consciência plena.

Ela se da conta que apenas vê, ouve e sabe uma pequena fração do que ela poderia ver, ouvir e saber; que ela está morando no mais pobre e surrado dos quartos interiores e que ela pode sim adentrar outros cômodos, bonitos e cheios de tesouro, cujas janelas dão vista para a eternidade e o infinito.

O jogador solitário vive hoje em uma cultura que é de certo modo totalmente oposta aos objetivos que o homem estabeleceu para si próprio; que não reconhece a existência do JOGA DA MAESTRIA, e considera jogadores deste jogo como sendo ridículos, esquisitos ou loucos.

O jogador então enfrenta uma grande oposição da cultura em que vive e precisa lutar com forças que objetivam levar seu jogo a parar antes mesmo de ter iniciado. Somente encontrando um professor tornando-se parte do grupo de pupilos que este professor organizou à sua volta,é que o jogador poderá encontrar encorajamento e apoio.

De outro modo ele simplesmente esquecerá seu objetivo, ou se desviará por alguma estrada lateral perdendo-se.

Aqui é suficiente dizer que o JOGO DA MAESTRIA NUNCA pode se tornar fácil de ser jogado. Demanda tudo que um homem possui; todos seus sentimentos, todos seus pensamentos,todos seus recursos físicos e espirituais.

Se ele tentar jogar o JOGO pela metade ou tentar alcançar resultados através de meios ilegais, ele corre o risco de destruir seu próprio potencial.Por esta razão é melhor nem embarcar no JOGO do que jogá-lo pela metade.

Robert S. de Ropp

Um comentário sobre “MAESTRIA

Deixe um comentário